China
O caminho para casa: drama romântico chinês

O caminho para casa: drama romântico chinês

Hoje, venho compartilhar com vocês um filme que é uma verdadeira obra de arte do cinema chinês que ganhou o prêmio de Urso de Prata no Festival de Cinema de Berlim de 2000.

Foto: Divulgação

“O caminho para casa” é um drama romântico chinês que conta a história de amor dos pais de Luo Yusheng, a qual é narrada pelo próprio filho de uma forma bem emocionante e afetuosa. Ele é um homem de negócios que retornou a sua casa, em um vilarejo no norte da China, para o enterro de seu pai que foi o professor da vila por muitos anos, sendo uma pessoa muito respeitada por todos.

Foto: Divulgação

A mãe de Luo está decidida de que seu falecido marido merece um funeral com todas as honras e quer que o seu caixão seja carregado pelos homens da vila até o local do enterro, seguindo um antigo ritual que, de acordo com ela, assim ele nunca se esquecerá do caminho de volta para casa. Porém, o corpo do professor estava no hospital de uma cidade próxima a vila, sendo assim o trajeto seria um pouco longo e cansativo. O prefeito da vila, que também é tio do Luo, pede para que ele tente convencer sua mãe a mudar de ideia e sugere que o corpo seja transportado em um trator, pois não havia homens suficientes na vila, apenas velhos e crianças que não conseguiriam cumprir essa tarefa, visto que também enfrentavam um inverno rigoroso. No entanto, Luo não consegue convencer sua mãe a mudar de ideia, sendo assim ele se dispõe a encontrar homens nos vilarejos próximos que possam ajudar e propõe pagar a todos pelo serviço.

Foto: Divulgação

Em meio a esse momento de luto, Luo narra o romance de seus pais com muito carinho e admiração pela história deles, pois trata-se de um romance de uma época em que os casais tinham um maior respeito, simplicidade e seguiam a tradição a risca. Quando conheceu o seu pai, sua mãe era uma jovem analfabeta considerada a mais bela de todo o vilarejo e conquista facilmente a atenção do professor que tinha acabado de chegar a vila. Surgem alguns imprevistos que os impedem de ficar juntos por algum tempo, mas ela nunca desistiu de lutar por aquele amor.

Foto: Divulgação

O filme retrata bem a realidade da vida na zona rural no norte da China, que é uma uma vida humilde, árdua em meio a paisagens lindas de tirar o fôlego. Eu tive a oportunidade de viver naquela região por 8 meses, passei alguns dias na zona rural, enfrentei o inverno rigoroso e vi exatamente aquela vida simples que foi mostrada no filme.

Foto: Divulgação

A fotografia muda constantemente sendo que as cenas no momento presente estão em preto e branco, representando o luto e a tristeza, enquanto que quando Luo narra a história de seus pais, as cenas são coloridas representando a alegria e amor que eles viveram.

Foto: Divulgação

Pode-se perceber que o filme também retrata a vida do jovem moderno na China, que tem a tendência de sair da casa dos seus pais para estudar na cidade grande e buscar melhores condições de vida. Luo tornou-se um homem bem sucedido financeiramente e, raramente, voltava ao seu vilarejo para visitar os seus pais, fato esse que o incomodava bastante, pois não pôde aproveitar melhor o tempo com o pai.

Esse foi o primeiro filme chinês que eu assisti e que me fez apaixonar pela cultura chinesa e me deu incentivo a viver na China por alguns meses. A trilha sonora também é maravilhosa e nos emociona profundamente, criando uma harmonia em cada cena do casal.

Foto: Divulgação

Esse filme pode ser facilmente encontrado para assistir online na Internet. Se você ainda não o viu, sugiro a vê-lo e se encantar com a beleza e sensibilidade dessa obra.

Você já conhecia esse filme? Se sim, conta-me nos comentários.

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *