Netflix
Série da Netflix: Califado

Série da Netflix: Califado

Esta série é uma das melhores e mais viciantes que já vi na Netflix e não poderia deixar de compartilhar com vocês, pois ela conta a real história do extremismo religioso dos terroristas do Estado Islâmico de uma forma bem eletrizante e tensa. Cada capítulo me fez querer continuar a assistir ao próximo para saber logo o final.

Pervin é uma sueca de origem turca que caiu no conto do Estado Islâmico e vive na Síria juntamente com o seu marido, que é um dos membros do ISIS, e sua bebê. Ela tem uma vida bem difícil, pois vive em um lugar conflituoso, cheio de pobreza, onde se pode ouvir bombas todos os dias e sem liberdade nenhuma, vivendo sob as ordens de seu marido. Tudo o que ela deseja é voltar para a Suécia e ter uma vida pacífica junto com sua filha e seu companheiro, longe da guerra civil na Síria. No entanto, o seu esposo é bem resistente e acredita fielmente nos ideais do Estado Islâmico, disposto a dar sua vida pelo grupo.

Fonte: Netflix
Enquanto isso na Suécia, Fátima é uma agente dos serviços secretos que teve alguns problemas no trabalho, tendo que ser afastada do mesmo. Para mostrar seu potencial, segue possíveis trilhas que levam a crer que há um plano de ataque terrorista em Estocolmo (capital da Suécia) e faz de tudo para impedir que isso aconteça. Pervin consegue um celular de forma secreta e consegue contato com Fátima na Suécia que promete tirar a jovem da Síria. Em troca, pede informações que possam ajudá-la a impedir o ataque terrorista.

Fonte: Netflix
Pervin se vê em uma situação bem difícil, pois teria que investigar, secretamente, o seu marido, mas aceita o desafio, porque o que ela mais desejava era sair daquele lugar.

Fonte: Netflix

Há alguns outros personagens importantes, como as jovens Sulle e Kerima que vivem na Suécia, mas têm ascendência islâmica. Sulle começa a enxergar o país com maus olhos, pois acredita que eles têm preconceito e perseguem os cidadãos de origem muçulmana, o que não é verdade, pois a Suécia recebeu vários refugiados, dando-lhes a oportunidade de começarem uma nova vida. Esse pensamento de Sulle fica cada vez mais forte, depois que ela começa a ver vídeos de membros do Estado Islâmico que através de suas palavras e ideais tentam influenciar os jovens a se rebelarem com tudo que seja uma ameaça ao Islam e que eles se tornem adeptos a sua filosofia extremista. A menina rebela-se mesmo contra seus pais, pois acreditam que eles são infiéis e que têm vergonha de sua origem.

Fonte: Netflix

Sulle acaba influenciando sua melhor amiga, Kerima, a acreditar nos ideais do Estado Islâmico e fazer parte desse grupo. Ela é uma jovem bem mais ingênua e entra de cabeça, sem nem pensar duas vezes. As duas planejam fugir para Raqqa, cidade na síria dominada pelo ISIS.

Para que consiga cada vez mais adeptos, há um jovem que faz parte do Estado Islâmico que se disfarça como um bom rapaz na sociedade e que é um dos líderes na Suécia, responsável pelo plano do ataque terrorista. O mais interessante é que não só apenas cidadãos de origem muçulmana que são influenciados pela filosofia extremista do EI, como também jovens de origem sueca fazem parte do grupo e estão disposto a dar suas vidas, acreditando que terão uma vida melhor no paraíso.

Fonte: Netflix

Não vou me estender muito para não dar spoilers. Mas deixo algumas questões no ar para que vocês descubram depois que assistirem ao seriado. O que vai acontecer com as jovens Sulle e Kerima? O ataque terrorista vai ter sucesso? Pervin consegue fugir da Síria?

Fonte: Netflix

Só posso dizer que vale muito a pena ver essa série, pois cada episódio te deixa com uma tensão enorme e com mais vontade de saber qual será o desfecho da trama. Além de que traz uma questão bem realista e delicada que muitas pessoas desconhecem. Quantos jovens não são influenciados na Internet pelos ideais do Estado Islâmico? Há casos de brasileiros que foram até a Síria para fazer parte do grupo e que muitos de nós desconhecemos.

Enfim, são vários questionamentos importantes que a série retrata que valem a pena serem revelados.

Alguém já conhecia essa série? Deixe sua opinião nos comentários.

0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *